Sabe o que é uma doula?
" Doula é uma palavra grega que significa mulher que serve e era designativa das mulheres que cuidavam de outras, especialmente grávidas, mulheres lactantes ou com crianças recém-nascidas. "
" Evidências Científicas Seis trabalhos randomizados e controlados confirmam os benefícios do trabalho das doulas. Destes seis estudos, dois foram realizados na Guatemala (um com 136 mulheres e outro com 465 ). Os restantes estudos foram realizados no Texas (com 416 parturientes), em Johanesburg, África do Sul (com 192 parturientes), na Finlândia e no Canadá. Todas as participantes do estudo eram primíparas, saudáveis e tinham tido gravidezes sem qualquer problema médico. Foram selecionadas para participar no estudo aquando da admissão no hospital, apresentando-se já em trabalho de parto. As doulas da Guatemala foram treinadas num curso de três semanas, mas as da África do Sul eram mulheres simples e sem treino. Todas foram orientadas a permanecer constantemente ao lado das grávidas, utilizando verbalizações e toque e tendo como foco três fatores primários: conforto, confiança e reforço das capacidades. Todas as doulas deste estudo haviam tido a experiência prévia de trabalhos de parto normais e partos vaginais. Os resultados do estudo foram impressionantes! Quando se tem uma doula há:
50% de redução nas cesarianas;
25% de redução na duração do trabalho de parto;
30% de redução no uso do fórceps;
40% de redução no uso de ocitocina;
60% de redução no uso de analgesias epidurais;
30% de redução no uso de medicação para dor.
Além disso, outros resultados positivos foram acrescentados, a saber:
Aumento nas taxas de amamentação;
Diminuição dos índices de Depressão Pós-Parto;
Aumento da satisfação materna;
Reforço da interação mãe-bebé. "
O que a doula não faz: A doula não efectua qualquer procedimento médico, e portanto, não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. "
Este texto foi retirado do site da Rede Portuguesa de Doulas.
